Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17165
Título: A sombra invisível do leviatã: Estado, violência e o mito do progresso - do velho oeste mccarthiano ao poder paralelo das milícias no atual cenário urbano brasileiro
Autor(es): Sousa, Junior Camilo de
Palavras-chave: Direito e Literatura
Violência Urbana
Medo e Liberdade
Progresso Moral
Data do documento: 18-Abr-2018
Resumo: No presente trabalho monográfico, buscamos desenvolver uma reflexão sobre a natureza dos direitos e o papel do Estado em sua efetivação, bem como uma reavaliação de pontos de vista já há muito estabelecidos acerca de questões como liberdade e segurança, razão e progresso ético-moral. Todos esses pontos fundaram-se num referencial teórico não restrito previamente selecionado, mas que tem como fonte principal a obra do filósofo político John N. Gray, cujo pensamento nos foi de grande importância na execução de nossa análise. Esta, aliás, teve como objeto o romance Meridiano de sangue, do escritor estadunidense Cormac McCarthy, obra que permite a exploração de todos os pontos recortados, bem como abre espaço para uma discussão a respeito de um fenômeno brasileiro na atualidade: o controle de áreas urbanas periféricas pelo poder paralelo das milícias. A presente monografia constitui, portanto, um trabalho que busca promover a interface entre duas áreas disciplinares distintas, a saber, o direito e a literatura. Uma linha de estudos que há muito vem contribuindo para aprofundar reflexõespertinentes sobre temas que afetam — quando não afligem — a sociedade.
Descrição: SOUSA, Junior Camilo de. A sombra invisível do leviatã: Estado, violência e o mito do progresso - do velho oeste mccarthiano ao poder paralelo das milícias no atual cenário urbano brasileiro. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17165
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Junior Camilo de Sousa.pdf25.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.