Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17167
Título: Transação tributária como via de cobrança do crédito da Fazenda Nacional
Autor(es): Gomes, Lucas Brasileiro de Oliveira
Palavras-chave: Execução Fiscal
Direito Tributário
Interesse Público
Data do documento: 1-Jun-2018
Resumo: O instituto da transação tributária é uma das formas alternativas de resolução de conflitos, sendo um método de autocomposição das partes, semelhante à conciliação, mediação e a arbitragem. Trata-se de um instrumento cujo fim se sustenta na pacificação social das partes por meio de método mais célere, menos custoso e burocrático, tendo viabilidade no âmbito da Administração Pública Federal. Para a consecução desse estudo, indagou-se a possibilidade de utilização da transação tributária como meio de extinção do crédito da Fazenda Nacional. Para tanto, parte-se do pressuposto que em decorrência do altíssimo grau de demandas fiscais infrutíferas propostas pela União Federal, ocorrem perda de receita por não reaver seus créditos, como também pelo dispêndio de recursos públicos para manter ativas execuções fiscais de baixa probabilidade de sucesso. Diante disto, toma-se como objetivo geral analisar transação tributária como meio de extinção do crédito da Fazenda Nacional. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e legislativa, destacando-se a utilização da Constituição Federal de 1988, o Código Tributário Nacional - CTN, e o Projeto de Lei nº 5082/2009, sob a luz da equalização da indisponibilidade do interesse público e a viabilidade da transação no âmbito da União Federal. A discussão da transação dos créditos da União ganha destaque especial em relação ao baixo sucesso das execuções fiscais promovidas pela Fazenda Nacional, conforme demonstrado pelo Conselho Nacional de Justiça em levantamento nacional sobre a temática do processo executivo fiscal no Brasil.
Descrição: GOMES, Lucas Brasileiro de Oliveira. Transação tributária como via de cobrança do crédito da Fazenda Nacional. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17167
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Brasileiro de Oliveira Gomes.pdf5.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.