Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Título: O exercício de cidadania como mecanismo transformador da sociedade
Autor(es): Brito, Elissandra Maria Conceição de
Palavras-chave: Cidadania
Direitos básicos (constituição)
Democracia
Data do documento: 23-Ago-2013
Resumo: A cidadania assumiu, historicamente, inúmeras concepções em função dos muitos contextos social e cultural em que esta inserida. Sua construção ficou condicionada a maneira como se formaram os Estados. Assim, o conceito de cidadania como direito a ter direitos foi construído dentro das estruturas próprias de cada Estado, dessa forma a cidadania moderna se desenvolveu na medida em que as pessoas se sentem parte do Estado-nação, podendo participar da dinâmica e construção do bem comum. É dentro desse contexto que se insere o presente estudo, que tem por objetivo discorrer a respeito dos principais instrumentos de defesa dos direitos do cidadão, observando a cidadania como mecanismo de transformação social. No Brasil, a cidadania ganha relevo com a Constituição Federal de 1988, na qual aparece como princípio fundamental. A Carta Cidadã, abarca, no decorrer de seu texto, inúmeras inovações no que concerne a questão da caracterização da cidadania na sociedade atual e os direitos que abrangem a esfera política, civil e social. No elenco de mecanismo de exercício da cidadania, objeto de nossa análise, está o acesso ao direito e a justiça que é fator preponderante para efetivar as garantias constitucionais, bem como, a educação que implica ao ser humano o conhecimento de si mesmo e do meio no qual está inserido, dele podendo participar de forma produtiva. O alcance da cidadania enquanto exercício de direitos e deveres é colocada no âmbito do município por ser o ente federativo mais próximo do cidadão. Nesse viés, a construção da cidadania plena se constitui como tarefa de muitas mãos, firmada em ações que visam o bem comum.
Descrição: BRITO, E. M. C. de. O exercício de cidadania como mecanismo transformador da sociedade. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1717
Aparece nas coleções:III - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elissandra Maria Conceição de Brito.pdfElissandra Maria Conceição de Brito482.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.