Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17171
Título: Eficácia da aplicação das penas restritivas de direitos
Autor(es): Nascimento, Nathalia Thayse Lima
Palavras-chave: Penas Alternativas
Criminalidade
Ressocialização
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: As chamadas penas restritivas de direito no sistema jurídico brasileiro despontam como inovação na construção de um sistema punitivo mais justo. Assim, este artigo tem como objetivo geral, investigar o resultado social da aplicação das penas alternativas. E, de forma específica, analisar quando a pena privativa de liberdade pode ser substituída; verificar casos em que a pena privativa de liberdade foi substituída e observar se a substituição tem surtido efeitos. Desta forma, trata-se de uma pesquisa exploratório de caráter descritivo com abordagem bibliográfica, realizada em livros, documentos oficiais e artigos científicos publicados na Internet que discorrem sobre a temática em relevo. Os resultados apontam que no Brasil, as penas alternativas são aplicadas quando a sentença imposta ao infrator não seja superior a quatro anos, e podem ser revertidas em multas, prestação de serviços à comunidade, privação da liberdade de final de semana e determinação da continuidade dos estudos. Evidenciou-se também, que a população de presos vem decrescendo, contribuindo assim, para a redução da criminalidade. Pesquisas revelam que 95% dos condenados beneficiados por esses recursos não voltaram a cometer outro crime. Assim, conclui-se que as penas restritivas de direitos tem surtido efeitos, tanto na redução da superlotação dos presídios, quanto à ressocialização do apenado.
Descrição: NASCIMENTO, Nathalia Thayse Lima. Eficácia da aplicação das penas restritivas de direitos. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17171
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathalia Thayse Lima Nascimento.pdf5.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.