Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17176
Título: A Reforma da Previdência sob a ótica do segurado
Autor(es): Costa, Mauro Oliveira da
Palavras-chave: Reforma da Previdência
Proteção Social
Seguridade Social
Data do documento: 1-Nov-2017
Resumo: Divulga-se na imprensa nacional de que é necessária, urgente e obrigatória a reforma da Previdência Social. As justificativas de seus idealizadores são as mais diversas: combater o déficit público; contribuir para o fechamento das contas públicas; garantir o desenvolvimento econômico e social e proteger os mais necessitados. Contudo, o principal interessado pela dita reforma, o segurado, é contrário à maioria das propostas de alteração por meio de Emenda Constitucional, tendo em vista que a PEC 287/2016 propõe alterações na Constituição Federal de 1988 que tendem a restringir severamente o direito à Seguridade Social, cuja universalidade passa a estar em risco. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a nova PEC no que diz respeito aos direitos sociais assegurados ao cidadão brasileiro. Como metodologia, foi utilizado estudo bibliográfico, que buscou detalhar as alterações pós Constituição de 1988, inclusive por Emendas Constitucionais, que de um modo ou de outro reduziram drasticamente direitos, em especial, dos segurados menos escolarizados, que têm dificuldade de permanecer no mercado de trabalho. Sendo assim, ditar-se-ão as principais alterações da PEC 287 e suas implicações no Sistema Previdenciário Brasileiro e repercussões na vida do segurado. O presente estudo é um convite para um debate amplo, plural e democrático, mobilizado em defesa da cidadania conquistada com a promulgação da Constituição de 1988, que busca demonstrar como resultado, que a nova proposta, se aceita, resultará num verdadeiro infortúnio de desproteção social, ferindo a segurança jurídica do cidadão e ainda, lesionando o Estado Democrático de Direito.
Descrição: COSTA, Mauro Oliveira da. A Reforma da Previdência sob a ótica do segurado. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17176
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mauro Oliveira da Costa.pdf18.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.