Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17178
Título: A insuficiência do alcance da legislação consumerista vigente frente à nova modalidade de banco de dados: "Credit Scoring"
Autor(es): Alcoforado, Catharina Bezerra de Farias Guedes
Palavras-chave: Relações de Consumo
Direito do Consumidor
Direito à Privacidade
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: O presente artigo se propõe a tecer considerações acerca da evolução dos bancos de dados de consumos, em especial ao Credit Scoring. O que justifica esse artigo é a necessidade de preservação de princípios basilares nas relações de consumo, como o da transparência e privacidade, mediante uma regulação legislativa específica que trate desse instituto sui generis. Posto isso, centraliza-se o problema da pesquisa: a legislação consumerista vigente consegue alcançar a realidade do Credit Scoring, sem que isso represente um retrocesso aos direitos protecionistas do consumidor? Para responder essa pergunta, buscou-se realizar um estudo da doutrina, da legislação vigente e do entendimento dos tribunais superiores, com destaque do Recurso Especial nº 1.419.697/RS, sobre os parâmetros e diretrizes atuais que tentam alcançar e regular o Credit Scoring.
Descrição: ALCOFORADO, Catharina Bezerra de Farias Guedes. A insuficiência do alcance da legislação consumerista vigente frente à nova modalidade de banco de dados: "Credit Scoring". 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17178
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Catharina Bezerra de Farias Guedes Alcoforado.pdf9.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.