Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17183
Título: Envolvimento de mulheres no tráfico ilícito de entorpecentes: escolha ou vitimização?
Autor(es): Coêlho, Alicyonea Caroliny Batista de Souza
Palavras-chave: Vitimização da Mulher
Direito Penal
Tráfico de Drogas
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as particularidades do cometimento do crime de tráfico ilícito de drogas por mulheres, uma vez que estas, por necessidade ou até mesmo por amor aos seus companheiros, acabam ingressando nessas atividades ilícitas. Tais fatores nem sempre são visíveis na análise do fenômeno da criminalidade e constituem, de certo modo, um mecanismo de vitimização do público feminino. Atualmente o tráfico de drogas é a atividade ilícita que mais encaminha as mulheres para o aprisionamento e as razões disso continuam obscuras e pouco consideradas. Muitas vezes, elas começam sendo “mulas” do tráfico, ou seja, transportando os entorpecentes, em sua maioria, de forma tímida, apenas auxiliando. No entanto, tendem a dar continuidade no comércio de entorpecentes por conta da prisão de seus companheiros. Assim, chega um momento em que as mulheres conseguem sair da vitimização e tentam recomeçar uma nova vida com a ajuda dos amigos e familiares. Justifica-se, portanto, o tema por ser uma problemática relevante do ponto de vista jurídico e social, revestindo-se também de considerável atualidade. Trata-se de pesquisa teórica, bibliográfica e descritiva. Assim, espera-se contribuir para os estudos referentes a este âmbito tão particular do envolvimento da mulher com a criminalidade, o que não raro ocorre por reduzidas possibilidades de autonomia em suas escolhas.
Descrição: COÊLHO, Alicyonea Caroliny Batista de Souza. Envolvimento de mulheres no tráfico ilícito de entorpecentes: escolha ou vitimização?. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17183
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alicyonea Caroliny Batista de Souza Coêlho.pdf9.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.