Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17187
Título: Redução da Maioridade Penal: limitação constitucional e inefetividade
Autor(es): Silva Neto, Manoel Lopes e
Palavras-chave: Maioridade Penal
Medidas Socioeducativas
Direito Penal
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: O presente artigo tem por finalidade efetuar uma análise jurídica, em especial sob o aspecto da constitucionalidade da Redução da Maioridade Penal no Brasil, atualmente fixada em nosso ordenamento jurídico em 18 anos completos, bem como sua efetividade ou não. Através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados alusivos ao tema, analisar a participação dos jovens no universo da criminalidade crescente em nosso país, auferindo se eles são os responsáveis pelo aumento das estatísticas. A Redução não trará resultados plenos na diminuição dos índices criminais. Sanções existem através do ECA: Medidas Socioeducativas, falta apenas um maior rigor e fiscalização na aplicação. Ao final, expostos os entendimentos de especialistas sob o tema em apreço, e os aspectos sociais deste, observar-se que o problema da criminalidade resulta da falta de políticas públicas sérias e das desigualdades e mazelas sociais. O combate à criminalidade passa por efetivação de direitos coletivos e não de uma mera alteração legislativa, jurídica.
Descrição: SILVA NETO, Manoel Lopes e. Redução da Maioridade Penal: limitação constitucional e inefetividade. 2014. 21f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17187
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Lopes e Silva Neto.pdf8.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.