Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17188
Título: A união poliafetiva como nova entidade familiar no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Costa, Emanuelle Eugênia Lucio da
Palavras-chave: Direito de Família
Família Poliafetiva
Tipos Familiares
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: O presente artigo visa fazer uma análise acerca da trajetória da família no ordenamento jurídico brasileiro, mostrar suas características, sua diversidade de tipos, e após a análise dos princípios e da legislação que norteiam este instituto, analisar a viabilidade jurídica de reconhecer uma família formada e baseada no poliamor. Não há proibição expressa a essa forma de associação afetiva de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil e o Código Civil. Então, esta análise pretende delimitar como é a família poliafetiva, aonde o afeto é dividido entre três ou mais pessoas, do que apenas um casal, e como ela atende os requisitos para ser considerada um novo núcleo familiar no ordenamento jurídico brasileiro. O reflexo das várias mudanças sociais em que se projetam sobre a família no decorrer dos séculos mostra que é o instituto que mais sofre alterações com novas formas de composição, levando assim ao direito sempre atentar-se diante a todas essas transformações. A conclusão nos leva diante a análise de que Estado não pode negar validade a uma família originada na liberdade que o indivíduo possui para escolher como manifestar seu afeto e como deseja ser feliz no seu ambiente privado e familiar.
Descrição: COSTA, Emanuelle Eugênia Lucio da. A união poliafetiva como nova entidade familiar no ordenamento jurídico brasileiro. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17188
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle Eugênia Lucio da Costa.pdf10.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.