Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17191
Título: A castração química e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
Autor(es): Dias, Renatta Silva
Palavras-chave: Castração Química
Ordenamento Brasileiro
Dignidade Humana
Data do documento: 20-Dez-2013
Resumo: Por Estado Democrático de Direito se entende aquele Estado que se submete as suas próprias normas, respeitando, sobremaneira, os direitos e garantias fundamentais. Como é cediço, o Estado tomou para si o jus puniendi, mas para isso deve respeitar seus princípios e regras. O tema castração química constantemente vem sendo noticiado nos mais variados meios de comunicação, sendo sua divulgação reforçada quando da sua implementação nos diversos ordenamentos jurídicos alienígenas, ou quando se noticia a prática de crimes sexuais, os quais pela sua própria natureza já causam repulsa, e quando pela barbaridade com que são praticados provocam uma verdadeira comoção social. Neste sentido foi feita a distinção entre a castração química e física, uma análise dos ordenamentos jurídicos alienígenas que já consagraram a castração química e por fim, foi feita uma digressão no ordenamento jurídico brasileiro, demonstrando a impossibilidade da CASTRAÇÃO QUÍMICA como método punitivo por ferir princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito, tendo em vista que nesse um dos princípios basilares é o da dignidade da pessoa humana e não pode ser desprezado mesmo que seja para punir criminosos que violaram direitos de terceiros.
Descrição: DIAS, Renatta Silva. A castração química e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17191
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renatta Silva Dias.pdf8.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.