Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17199
Título: O projeto de Lei 4.211/2012 (Gabriela Leite) como marco regulatório profissional das mulheres prostitutas
Autor(es): Lustosa, Samuel Barros
Palavras-chave: Direito da Mulher
Sexualidade
Regulamentação Profissional
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O Código Penal atual é uma barreira para que as mulheres prostitutas tenham sua cidadania plenamente efetivada. A história da prostituição e os estudos de Gênero permitem alcançar a formação dos regimes econômicos do prazer e os instrumentos para disciplinar os comportamentos sexuais. A partir do ideário heteronormativo da divisão dos papeis de gênero, por critérios meramente biológicos, a mulher foi construída no espaço naturalizado de ser mãe-esposa-submissa. Os discursos científicos do século XIX, operacionalizado no trinômio saber-verdade-subjetividade, realçou o tabu sobre o sexo e aferiu a prostituta a condição de um ser patológico e contrário a mulher “honesta” reservada ao lar. Essa condição de “anormalidade” e a cognição da atividade como exploração do corpo dificultam o olhar para a prostituição como um trabalho digno. A legislação Penal atual não criminaliza a prostituição, mas cerca a atividade com uma série de proibições criminais que dificultam o pleno exercício das profissionais do sexo. O Projeto de Lei 4.211/2012 (Gabriela Leite) corrige essa falha legal, ao diferenciar prostituição de exploração sexual, além de regulamentar a atividade dos profissionais do sexo. A prostituição está elencada no rol dos direitos fundamentais de liberdade de trabalho, haja vista que é uma atividade classificada como ocupação profissional pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Dessa forma, a regulamentação profissional realça a dignidade sexual das mulheres prostitutas.
Descrição: LUSTOSA, Samuel Barros. O projeto de Lei 4.211/2012 (Gabriela Leite) como marco regulatório profissional das mulheres prostitutas. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17199
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Barros Lustosa.pdf14.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.