Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17201
Título: A socioafetividade e a possibilidade jurídica do reconhecimento da multiparentalidade
Autor(es): Medeiros, Suênia Cruz de
Palavras-chave: Direito de Família
Socioafetividade
Parentalidade Socioafetiva
Data do documento: 30-Abr-2016
Resumo: O estudo aqui desenvolvido teve por objetivo discutir acerca da possibilidade jurídica do reconhecimento da multiparentalidade nas relações socioafetivas. Utilizou-se do método bibliográfico, e analisou-se doutrinas, artigos científicos e jurisprudências. Discutiu-se sobre a filiação e suas espécies, bem como sobre o que se entende por parentalidade socioafetiva, seus requisitos, efeitos jurídicos e posicionamentos jurisprudenciais acerca da temática, após isso, estudou-se sobre a multiparentalidade, seus efeitos jurídicos, e os entendimentos jurisprudenciais acerca da temática, de modo que foram transcritos julgados que se posicionam contra e outros a favor do reconhecimento da parentalidade de forma múltipla. Por último, após o transcurso das discussões concluiu-se acerca da possibilidade do reconhecimento da multiparentalidade nas relações socioafetivas, desde que o objetivo do filho que pleiteia o reconhecimento, não tenha cunho exclusivamente patrimonial, e sim, que seja fundado no afeto, elemento imprescindível para o reconhecimento do instituto ora estudado, devendo este ser exercido de forma espontânea e recíproca, permitindo que se faça jus ao princípio Constitucional da dignidade da pessoa humana.
Descrição: MEDEIROS, Suênia Cruz de. A socioafetividade e a possibilidade jurídica do reconhecimento da multiparentalidade. 2016. 38f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17201
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Cruz de Medeiros.pdf11.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.