Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17210
Título: O manejo do Mandado de Segurança em concursos públicos
Autor(es): Porfírio, Simão Pedro do Ó
Palavras-chave: Mandado de Segurança
Controle Jurisdicional
Concurso Público
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: O Concurso Público, diante do atual quadro democrático em que vive o Brasil, é requisito necessário ao preenchimento de vagas no Serviço Público, em razão do que, na condição de processo administrativo, deve obediência aos ditames principiológicos e legais a ele aplicáveis. Com efeito, deve-se destacar que o desenvolvimento do tema ora ventilado deve transpor necessariamente, a releitura dos limites do controle judicial sobre os atos da Administração Pública como condição primeira ao posterior entendimento de controle efetuado sobre os certames seletivos. O elemento histórico atua como fonte primordial na elaboração da norma positivada. Com base em tal pressuposto e sob a égide do histórico de golpes e desvios da conduta perpetrados pelos gestores públicos ao longo da evolução do Estado brasileiro, justificou-se a adoção de um sistema de controle jurisdicional sobre os atos do Poder Executivo. O primado comezinho proposto pelo art. 5, inciso XXXV, da nossa Carta Magna, segundo o qual nenhuma lesão ou ameaça a direito poderá ser subtraída da apreciação do Poder Judiciário, deflagra o caráter impositivo do poder de correção e fiscalização jurisdicional sobre a prática administrativa, buscando-se assegurar, com isso, uma atuação afeiçoada aos princípios e regras conferidas pelo ordenamento jurídico. A efetividade deste controle, no entanto, caminha sobre a tênue linha de repartição dos Poderes. Desta forma, o cerne da questão levantada no presente trabalho reside na análise dos limites do controle jurisdicional, através do Mandado de Segurança, realizado sobre os atos administrativos praticados durante a realização do certame seletivo, sobretudo em relação ao praticados com arrimo na discricionariedade técnica assegurada às bancas examinadoras.
Descrição: PORFÍRIO, Simão Pedro do Ó. O manejo do Mandado de Segurança em concursos públicos. 2014. 69f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17210
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simão Pedro do Ó Porfírio.pdf23.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.