Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17222
Título: O direito internacional dos refugiados e o Brasil: proteção e desafios contemporâneos
Autor(es): Pinheiro, Letícia Cassiano
Palavras-chave: Refugiados
Direitos Humanos
Direito Internacional
Data do documento: 11-Fev-2014
Resumo: A problemática dos refugiados possui amplitude internacional e demonstra a interdependência entre os países, e a necessidade de cooperação entre os mesmos para a proteção do ser humano. O presente artigo objetiva demonstrar a evolução da proteção aos refugiados, e seus desafios, situando o Brasil na proteção desses direitos, bem como evidenciar a necessidade de debate acerca dos “refugiados ambientais” e da ampliação do conceito de refugiado da Convenção de 1951, em virtude dos novos pleitos da realidade contemporânea. Constatou-se mediante a revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos, que apesar dos avanços alcançados pelo Direito Internacional dos Refugiados, ainda há muito a evoluir. Verificou-se a existência de lacunas na legislação internacional e nacional referente aos refugiados, demandas, como a problemática dos deslocados por questões ambientais, que precisam ser solucionadas guiando-se pelos princípios de proteção da pessoa humana. Assim como, a necessidade de cooperação entre os países na proteção aos refugiados, no combate a causa dos êxodos, e na busca por soluções duradouras que respeitem os Direitos Humanos desses indivíduos.
Descrição: PINHEIRO, Letícia Cassiano. A proteção à dignidade da pessoa humana em face do assédio moral nas relações de trabalho. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17222
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Cassiano Pinheiro.pdf15.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.