Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17225
Título: Implantação da audiência de custódia na Justiça Militar da Paraíba
Autor(es): Souza, Eliezer Paiva de
Palavras-chave: Audiência de Custódia
Acesso á Justiça
Processo Civil
Data do documento: 15-Mar-2018
Resumo: Em um primeiro momento, convém deixar o registro que a Audiência de Custódia consiste no direito da pessoa presa, seja um militar ou um civil, de sem demora, ser levada à presença da autoridade judicial para a realização de sua oitiva, oportunidade em que o j uiz verificará a legalidade e a necessidade da manter o encarceramento, bem como avaliará eventuais ocorrências de tortura, de maus tratos ou de outras irregularidades, pois, a prisão, conforme o sistema acusatório vigente em nosso país, é medida extrema, somente sendo possível quando não comportar a aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão. As inovações legislativas decorrentes da Resolução nº 213, de 15 de dezembro de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como da Resolução nº 228, de 26 de outubro de 2016, do Superior Tribunal Militar (STM), parece conferir atribuições aos militares incumbidos de gerir o processo de encarceramento de militares ou de civis na Justiça Castrense da União. Posto isso, a matéria em debate apresenta grande teor de transdisciplinaridade, uma vez que passeia por institutos e conceitos integrantes de diferentes ramos do Direito, principalmente pelas orientações da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), e do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos das Nações Unidas.
Descrição: SOUZA, Eliezer Paiva de. Implantação da audiência de custódia na Justiça Militar da Paraíba. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17225
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliezer Paiva de Souza.pdf12.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.