Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17229
Título: Efeito vinculante e concretização do direito: uma análise à luz do princípio constitucional da eficiência
Autor(es): Crispim, Melline Sousa
Palavras-chave: Efeito Vinculante
Concretização do Direito
Princípio Constitucional da Eficiência
Data do documento: 30-Set-2014
Resumo: A Constituição, em um Estado Democrático de Direito, como a do Brasil, consiste em alicerce precípuo do sistema, pois, sendo dotada de princípios, condicionantes e determinantes para o processo legislativo e para aplicação da lei, serve de instrumento norteador para conferir efetividade processual. Neste compasso, o tema proposto nesta pesquisa investiga o princípio da constitucional da eficiência como fundamento para a concretização do direito em meio ao efeito vinculante das decisões do Supremo Tribunal Federal. Com efeito, cuida-se de um estudo analíticodescritivo, cuja finalidade é compor um exame teórico-reflexivo sobre a interpretação e aplicabilidade desses princípios na sua relação com o efeito vinculante e a concretude do direito, mormente o princípio constitucional da eficiência, que, por ser ínsito em todo o sistema, desvela-se como indispensável para uma prestação jurisdicional célere e efetiva (concreta). De tal sorte que a Lei Maior sobressai como um documento dialético e aberto de princípios e regras, permeado de valores jurídicos suprapositivos, donde as noções de justiça e de efetivação dos direitos fundamentais ocupam função nuclear. Dessa forma, faz-se um exame funcional do efeito vinculante e da concretização do direito, passando-se pelos aspectos históricos dos dois grandes sistemas jurídicos – civil law e o common law -, desaguando-se na análise da (in) aplicação do precedente vinculante, com base no postulado constitucional da eficiência. Por fim, no soar desse contexto, percebe-se que tal postulado, imanente e harmônico em cada canto do ordenamento jurídico, serve de base para a doutrina dos precedentes, já que esta – na medida em respeita o devido processo constitucional – é saudável para manter uma ordem jurídica coerente e segura, apta ao cumprimento do imperativo de efetivo acesso à justiça.
Descrição: CRISPIM, Melline Sousa. Efeito vinculante e concretização do direito: uma análise à luz do princípio constitucional da eficiência. 2014. 75f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17229
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melline Sousa Crispim.pdf16.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.