Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17236
Título: Prerrogativas da Fazenda Pública em juízo: privilégios ou proteção do interesse público?
Autor(es): Palitot, Jair Alves Soares
Palavras-chave: Fazenda Pública
Isonomia
Supremacia do Interesse Público
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: No direito processual, a expressão Fazenda Pública tem o significado do Estado em Juízo. E quando está em juízo, seja em qualquer do polos da demanda, A Fazenda Pública recebe um tratamento diferenciado por parte do ordenamento jurídico brasileiro, pois a lei lhe confere vários benefícios processuais não extensíveis aos particulares. Uma parte da doutrina considera que esse tratamento diferenciado é plenamente justificável, pois a Fazenda Pública represente o interesse de toda uma coletividade. Uma outra parte da doutrina considera que esses benefícios processuais são verdadeiros privilégios, pois violam princípios constitucionais, como a isonomia e a proporcionalidade. O presente trabalho tratará destes benefícios processuais conferidos à Fazenda Pública em juízo, contrapondo-os aos princípios da isonomia, supremacia do interesse público, proporcionalidade, entre outros. Para a compreensão do tema, abordar-se-á, primeiramente, os principais benefícios processuais conferidos à Fazenda Pública. Após, será feita uma apertada síntese acerca dos principais princípios relacionados com o tema. Ao final, serão analisados os principais argumentos a favor e contra à manutenção dos benefícios processuais conferidos à Fazenda Pública, destacando também a posição da jurisprudência e como a matéria é tratada em outros países.
Descrição: PALITOT, Jair Alves Soares. Monitoramento eletrônico de presos como alternativa ao encarceramento. 2014. 58f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17236
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jair Alves Soares Palitot.pdf17.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.