Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17239
Título: O crime de advocacia administrativa e a prática judiciária: o limite entre a barreira imposta pela lei e o dever de eficiência
Autor(es): Lima, Eligidério Gadelha de
Palavras-chave: Auxiliares da Justiça
Princípio da Eficiência
Crime de Advocacia Administrativa
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Diversos fatores contribuem para qualificar a Justiça brasileira como morosa e ineficiente. Não bastasse isso, é possível verificar na prática judiciária entendimentos destoantes de princípios consagrados constitucionalmente, como o Princípio da Eficiência, que qualificam essa situação. É o que se observa quando se pretende imputar ao oficial de justiça o crime de advocacia administrativa (art. 321 do CP), quando, em cumprimento a mandado de penhora oriundo de processo de execução perante os Juizados Especiais, este serventuário deixa de efetivar a penhora por ter a parte executada apresentado comprovante idôneo de quitação da dívida; ou ainda, quando o Analista/Técnico Judiciário certifica, em autos de ação penal pública, informação de mudança de endereço trazida pela vítima. Assim, o presente trabalho tem por escopo central analisar até que ponto a interpretação dada ao crime de advocacia administrativa tem contribuído para a morosidade da Justiça e afrontado o Princípio da Eficiência. Para isso, utilizou-se como método de abordagem o hipotético-dedutivo, empregando-se como métodos de procedimentos o método observacional, bem como o método exegético-jurídico, instruindo-se a pesquisa com a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica, com subsídio da doutrina nacional. É inegável que a previsão do tipo penal do art. 321 contribui para a moralização da Administração Pública, tutelando-a contra condutas irregulares de seus agentes. No entanto, admitir interpretações que privem os auxiliares da Justiça de desenvolverem seus misteres, sem um fundamento firme, a pretexto de imputação criminal, é ferir o postulado constitucional da eficiência, contribuindo ainda mais para uma Justiça morosa, que não apenas tarda a entregar a tutela jurisdicional, como também a presta ineficientemente.
Descrição: LIMA, Eligidério Gadelha de. O crime de advocacia administrativa e a prática judiciária: o limite entre a barreira imposta pela lei e o dever de eficiência. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17239
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eligidério Gadelha de Lima.pdf11.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.