Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17252
Título: A conciliação como método alternativo na solução de conflitos
Autor(es): Souza, Mércia Lima de
Palavras-chave: Justiça Brasileira
Conciliação
Cidadania
Data do documento: 31-Mai-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir e analisar a Conciliação como uma forma alternativa na resolução dos conflitos, como uma forma de desenvolver uma sociedade com justiça social. Dentro deste processo procurou-se entender o método da conciliação como uma maneira que possa otimizar o tempo, ser mais eficiente, tornando mais rápidas as decisões judiciais para solucionar conflitos. Avaliou-se como a conciliação favorece o acesso a Justiça e a pacificação social. Dessa maneira analisaram-se os avanços ocorridos, melhorias e conquistas alcançadas pelo movimento conciliatório no sistema judicial brasileiro. Portanto, esse estudo também discutiu a questão da conciliação e a legislação brasileira e qual é o papel do conciliador, responsável pela audiência conciliatória. O processo metodológico utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com artigos, livros e pesquisas que apresentasse a temática em questão. A contribuição primordial deste estudo foi descobrir que a conciliação não se constitui apenas como um método judicial para solucionar conflitos, é um método que pode privilegiar a construção de uma sociedade aberta para o diálogo, capaz de cultivar a paz, construindo relações sociais nas quais as pessoas saibam administrar seus conflitos de forma civilizada.
Descrição: SOUZA, Mércia Lima de. A conciliação como método alternativo na solução de conflitos. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17252
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Lima de Souza.pdf11.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.