Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17261
Título: Anatomia da corrupção: a gênese do comportamento imoral
Autor(es): Silva, Sidney Pontes da
Palavras-chave: Consciência Moral
Neurociência
Normas Jurídicas
Data do documento: 29-Abr-2016
Resumo: A disseminação do conhecimento científico através de pesquisas laboratoriais sobre o cérebro humano vem polarizando a neurociência como uma das áreas mais promissoras na descoberta de questões comportamentais. Neste trabalho analisaremos, de forma multidisciplinar, alguns estudos realizados acerca da consciência moral e da corrupção com o objetivo geral de entender como a neurociência é capaz de auxiliar a compreensão da formação da consciência moral aplicada no comportamento corrupto. Já como objetivos específicos explanaremos os conceitos básicos da neurociência comportamental, da corrupção, da consciência moral, além de buscar compreender a efetividade das normas jurídicas de combate à corrupção. Para a realização desta pesquisa foi adotada como técnica metodológica a revisão bibliográfica, através da leitura de materiais científicos de filosofia, direito, neurociência e psicologia. Os resultados obtidos apontam para a preponderância da região do lobo pré-frontal ventromedial como a fonte da consciência moral e possivelmente das deturpações morais, como a corrupção.
Descrição: SILVA, Sidney Pontes da. Anatomia da corrupção: a gênese do comportamento imoral. 2016. 35f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17261
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidney Pontes da Silva.pdf10.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.