Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17273
Título: Síndrome da alienação parental: a chantagem emocional como forma de intimidar a prole e seu aspecto nefasto sobre a personalidade da vítima
Autor(es): Araújo, Waldineli Wlampi Maciel Silva
Palavras-chave: Síndrome da Alienação Parental
Chantagem Emocional
Soluções Práticas
Desestrutura psicológica
Data do documento: 1-Jan-2016
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da Síndrome da Alienação Parental em seu aspecto mais nefasto provocado pela chantagem emocional efetuada por um dos pais para com a prole. Para tanto, num primeiro momento, realizamos um breve estudo sobre o que é a Alienação Parental, sua prática, suas conseqüências psicológicas e emocionais e maneiras de se combater à prática, utilizando-se de todo o aparato jurídico-psicossocial que o legislador disponibilizou para se resolver tal situação. O conceito começa com definição de Richard A. Gardner,em 1985, médico psiquiatra que primeiro definiu o que é a Síndrome da Alienação Parental e como trabalhar para solucioná-la, baseada na sua experiência com crianças que sofreram com essa prática. Logo após relatamos algumas das práticas que compõem a Síndrome da Alienação Parental e de que forma podemos combatê-las. Por fim tratamos da chantagem emocional como ponto nefasto nessa escalada e tudo o que esta pode acarretar em crianças e adolescentes que sofreram com a SAP. No mais, é fomentada uma análise da Síndrome da Alienação Parental com todas as suas nuances e possíveis soluções. Os métodos empregados para a realização desta pesquisa foram os métodos: histórico e dialético. O procedimento metodológico utilizado foi o da revisão bibliográfica.
Descrição: ARAÚJO, Waldineli Wlampi Maciel Silva. Síndrome da alienação parental: a chantagem emocional como forma de intimidar a prole e seu aspecto nefasto sobre a personalidade da vítima. 2016. 55f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17273
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldineli Wlampi Maciel Silva Araújo.pdf12.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.