Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17275
Título: Ministério Público e Tutelas Coletivas de Direito Ambiental: um estudo de caso sobre a atuação do Parquet frente à poluição das águas do Açude Velho de Campina Grande
Autor(es): Ribeiro, George Ivisson Vital
Palavras-chave: Direito Ambiental
Poluição Hídrica
Ministério Público
Data do documento: 6-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico abordará como o Ministério Público através da Promotoria Especializada do Meio Ambiente vem atuando juridicamente para coibir ações ou omissões que acabam por gerar a intensa poluição observada nas águas do Açude Velho na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, fez-se um apanhado histórico da formação da própria cidade e da origem do manancial, para depois estudar quando, como e por que a poluição das suas águas principiou e desde então nunca mais cessou. Depois procurou-se fundamentar qual o papel do Ministério Público na seara do direito ambiental, levantando as principais linhas de ação cíveis e penais que o atual ordenamento jurídico coloca ao dispor deste órgão para que o mesmo promova a proteção do bem jurídico coletivo que é o meio ambiente. Por fim, pesquisou-se como a questão vem sendo tratada localmente no âmbito da Promotoria do Meio Ambiente, analisando-se a postura dos órgãos responsáveis pelo recolhimento dos esgotos sanitários e pela fiscalização, fazendo ao final uma reflexão quanto à eficácia da atuação do Ministério Público na defesa dos direitos coletivos afeitos à qualidade das águas do velho açude.
Descrição: RIBEIRO, George Ivisson Vital. Ministério Público e Tutelas Coletivas de Direito Ambiental: um estudo de caso sobre a atuação do Parquet frente à poluição das águas do Açude Velho de Campina Grande. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17275
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - George Ivisson Vital Ribeiro.pdf11.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.