Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17285
Título: Judicialização da saúde: a análise da aplicação do princípio do direito a saúde como critério para decisões de demandas judiciais envolvendo distribuições de medicamentos não abrangidos pelo sistema único de saúde.
Autor(es): Souza, Evandro Santos
Palavras-chave: Direito á Saúde
Decisões Judiciais
Judicialização da Saúde
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Este trabalho faz um estudo analítico acerca da aplicação do princípio do direito a saúde como critério para decisões de demandas judiciais envolvendo distribuições de medicamentos não abrangidos pelo Sistema Único de Saúde. O estudo envereda-se tanto pela doutrinária jurídica, objetivando analisar os critérios utilizados pelos magistrados nas decisões judiciais, quanto pela seara da gestão pública, analisando-se as receitas/despesas do Município de São José de Piranhas/PB e os impactos causados pela judicialização da saúde na rubrica orçamentária do setor de medicamentos da farmácia básica. Através dos métodos, quantitativo e qualitativo, analisou-se as correntes doutrinárias que fundamentam a judicialização; os aspectos históricos que proporcionaram, no decorrer do tempo, a possibilidade do usufruto de bens e direitos fundamentais e a mensuração dos impactos orçamentários no município de São José de Piranhas/PB como consequência da excessiva busca do judiciário como meio de acesso efetivo e eficaz ao direito à saúde. Assim, durante o estudo, pode-se reconhecer que a juducialização tornou-se uma “heroína” na medida em que favorece o acesso, de forma satisfatória, aos bens e serviços de saúde a aqueles que necessitam de forma imediata e não foram correspondidos anteriormente pelo Estado, e vilã quando o custeio de medicamentos judicializados provoca a diminuição do orçamento disponível para atendimento do restante da população.
Descrição: SOUZA, Evandro Santos. Judicialização da saúde: a análise da aplicação do princípio do direito a saúde como critério para decisões de demandas judiciais envolvendo distribuições de medicamentos não abrangidos pelo sistema único de saúde. 2014. 56f. Monografia (Especialização em Prática Jurídica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17285
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evandro Santos Souza.pdf11.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.