Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17301
Título: Drogas nas escolas: uma discussão de segurança pública
Autor(es): Ribero, Emanuel Turíbio
Palavras-chave: Educação
Drogas
Segurança Pública
Cidadania
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: O cenário de dinamicidade presente em sala de aula é um legítimo espaço na busca da conscientização de seus respectivos alunos dos riscos e consequências do uso das drogas através da socialização de informações; elemento fundamental no tocante ao enfrentamento dos problemas que cercam o universo da drogadição. Aos professores é imprescindível o seu preparo e sua consciência da potencialidade em dialogar de modo a exercer papel influenciador diante de seus alunos, e em especial, os adolescentes em sala de aula. É essencial a disposição por parte do Estado na busca pela existência de estruturas material e pedagógica que favoreçam a contribuição do ensino para a construção da cidadania no combate ao consumo de substâncias psicotrópicas por educandos do ensino básico público no Brasil. Este trabalho se propõe a discorrer dentro do campo teórico sobre a função transinstitucional da entidade escolar com suas práticas educativas para a segurança pública. A abordagem consiste na instrução crítica através de medidas dialógicas preventivas a fim de promover a emancipação intelectual dos adolescentes por intermédio do conhecimento distribuindo atribuições na promoção da ordem social no país. Apesar das instituições da Família e do Estado através da Educação e da Segurança Pública serem entidades as quais de forma direta podem moldar vertiginosamente a conduta dos indivíduos, a educação pode assumir o papel de força propulsora na transformação benéfica da sociedade com ampla capacidade de minimizar a sobrecarga na atuação da segurança pública em caráter policial quando houver falha de influência por parte da família no impedimento dos seus herdeiros ao ingresso na criminalidade. A formação de elos de discussões que facilitem a atuação direta dos agentes interlocutores no enfrentamento e prevenção da problemática que abrange o comércio e uso de entorpecentes potencializa a capacidade transinstitucional da educação para a segurança pública.
Descrição: RIBEIRO, Emanuel Turíbio. Drogas nas escolas: uma discussão de segurança pública. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17301
Aparece nas coleções:I - SP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Turíbio Ribeiro.pdf17.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.