Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17310
Título: Abuso sexual na infância e na adolescência – contextualizando um crime, revelando uma dor. onde estão os meus direitos?
Autor(es): Oliveira, Ruth dos Santos
Palavras-chave: Direitos Fundamentais
Abuso Sexual
Pedofilia
Violência Sexual
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: Esse artigo está direcionado aos direitos humanos e fundamentais da criança e do adolescente em não ter o seu corpo e sua dignidade violados. Na prática, crianças e adolescentes são vítimas de crueldades e abusos todos os dias. O abuso sexual é um crime que tem atravessando gerações e se perpetuando no tempo. É ainda um crime que na maioria das vezes acontece dentro do próprio lar das vítimas. Trata ainda, do direito da criança e do adolescente vítimas de abuso sexual, tendo como marco principal a constituição federal do Brasil de 1988 como forma de assegurar e efetivar tais direitos, e ainda, com base na democracia participativa, como real garantia desses direitos, incentivar a sociedade, a família e o estado a serem responsáveis de forma solidária pelo seu completo bem estar e desenvolvimento psíquico, moral, sexual e emocional. Por fim, demonstrar como surgem os principais problemas, causas e transtornos que afligem as vítimas de abuso sexual e os cuidados que devem ser tomados pelas famílias de crianças e adolescentes que sofrem abusos e exploração de cunho meramente sexual.
Descrição: OLIVEIRA, Ruth dos Santos. Abuso sexual na infância e na adolescência – contextualizando um crime, revelando uma dor. onde estão os meus direitos? 2014. 50f. Monografia (Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17310
Aparece nas coleções:I - DFD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruth dos Santos Oliveira.pdf13.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.