Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17316
Título: A contratação de advogados pela administração pública por inexigibilidade de licitação
Autor(es): Silva Junior, José de Arimatéa da
Palavras-chave: Serviços Advocatícios
Licitação Pública
Direito Administrativo
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente artigo tem como objetivo proceder à análise acerca da possibilidade de contratação de serviços advocatícios, por parte da Administração Pública, através da inexigibilidade de licitação. Para tanto, em síntese, se empregou uma metodologia objetiva, através de um estudo comparativo das obras de diferentes autores e de algumas jurisprudências sobre o tema, em uma revisão bibliográfica, na qual foram analisados: os aspectos gerais do instituto da licitação pública; a obrigatoriedade do dever de licitar e as suas exceções; os requisitos para a contratação dos serviços técnicos especializados por meio da inexigibilidade de licitação e a sua aplicação na contratação de advogados; e por fim, foram analisados alguns julgados do Superior Tribunal da Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do tema. Com resultados obtidos, restou clara a inviabilidade de competição e a inadequação do uso da licitação para seleção de advogados, ficando demonstrada a possibilidade de contratação desses profissionais por meio da inexigibilidade de licitação, com a ressalva de que não existe uma solução genérica e categórica aplicável, devendo cada caso ser submetido a uma análise individualizada, na qual deverá ser constatada a presença dos requisitos autorizadores.
Descrição: SILVA JUNIOR, José de Arimatéa da. A contratação de advogados pela administração pública por inexigibilidade de licitação. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17316
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Arimatéa da Silva Junior.pdf9.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.