Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17321
Título: O princípio da igualdade e a defesa das minorias e grupos vulneráveis
Autor(es): Aníbal, Christyan Gonçalves
Palavras-chave: Princípios Constitucionais
Constitucionalismo
Direitos Sociais
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O presente artigo consubstancia-se numa análise da igualdade como princípio regente do Estado. Primeiro se faz uma construção histórica do conceito, a partir das Revoluções Liberais, como marco teórico deste. Após se analisar a história, é feita uma construção doutrinária do princípio, tomando por base a própria Constituição Federal de 1988, como emaranhado de perspectivas sobre o tema. Feito isto, o trabalho parte para um estudo mais amplo, desta vez dividindo o macrossistema da igualdade em vários princípios-meios, que se aliam pela efetivação dela. Por fim, tendo toda esta base teórica, finaliza-se o estudo com a aplicação do apreendido em casos específicos de minorias e grupos vulneráveis existentes em nossa sociedade, mais precisamente o direito do deficiente, da mulher e dos homossexuais, a fim de se chegar a uma conclusão sobre a real utilização do princípio como meio de defesa destes.
Descrição: ANÍBAL, Christyan Gonçalves. O princípio da igualdade e a defesa das minorias e grupos vulneráveis. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17321
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christyan Gonçalves Aníbal.pdf11.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.