Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17323
Título: As principais inovações no combate à violência doméstica contra a mulher, a Lei Maria da Penha e a rede de enfrentamento à violência na cidade de Campina Grande/PB
Autor(es): Dantas, Thayna Castanha
Palavras-chave: Violência Doméstica
Lei nº 11.340/2006
Violência Contra à Mulher
Data do documento: 9-Set-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma análise da Lei Maria da Penha (Lei nº. 11.340/2006) e suas inovações no âmbito do direito das mulheres, vítimas de violência doméstica. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através de obras que discutem o tema. A teórica que norteou o estudo foi Maria Berenice Dias (2010), ao discutir acerca da violência familiar. Igualmente, ancora-se nos postulados de CAVALCANTI (2008), SILVA JR (2010), GUERRA (2014), dentre outros. A Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, em homenagem à farmacêutica cearense que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica, surge para criar mecanismos para coibir essa violência. Examina-se sua origem, ressaltam-se seus aspectos relevantes, esclarecem-se as alterações procedimentais e, principalmente, revelam-se os pormenores das inovações trazidas pela LMP e que são necessárias ao maior amparo da mulher vítima de violência doméstica e familiar, em geral. Por fim, trata-se da Rede de Atendimento às Mulheres vítimas de violência, na cidade de Campina Grande. Concluiu-se que a Lei Maria da Penha trouxe instrumentos importantes para uma postura pró-ativa do Estado perante o problema da violência doméstica contra a mulher, além de demonstrar, através do estudo realizado “in loco”, a necessidade dos profissionais que atuam em tais órgãos de defesa contribuindo para oferecer à população usuária, um atendimento de qualidade e necessariamente humanizado.
Descrição: DANTAS, Thayna Castanha. As principais inovações no combate à violência doméstica contra a mulher, a lei maria da penha e a rede de enfrentamento à violência na cidade de campina grande/pb. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17323
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayna Castanha Dantas.pdf14.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.