Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17325
Título: Acordos entre acusação e defesa: estudo comparativo dos sistemas brasileiro e norte-americano
Autor(es): Alves, Luana Mirella Martins Rufino
Palavras-chave: Transação Penal
Plea Bargaining
Processo Penal
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho tem por escopo realizar um estudo comparativo acerca dos modelos consensuais penais brasileiro e estadunidense, personificados nos institutos da transação penal e do plea bargaining, respectivamente. O consensualismo é visto como solução para a crise do Poder Judiciário, pois possibilita uma resolução de conflitos mais célere, inclusive na área penal. Trata-se de tendência mundial, com aplicação relativamente recente no direito pátrio, mas de uso amplo e antigo no direito norte-americano, cuja importância para a administração da justiça é consagrada. Por isso, pretende-se verificar quais são as semelhanças entre a transação penal e os acordos penais norte-americanos, bem como o grau de influência destes sobre o nosso sistema. Justifica-se o tema pela atualidade, bem como pelas controvérsias que suscita, tendo em vista a necessidade de harmonizar o anseio por celeridade com o respeito a direitos e garantias da pessoa acusada. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, pautada na jurisprudência e na doutrina referentes aos dois institutos. Ao final da pesquisa, sustenta-se que há muitas diferenças entre o modelo brasileiro e o norte-americano. Contudo, o ordenamento pátrio é cada vez mais influenciado pelo modelo norte-americano, como se observa nas inovações contidas no Projeto do Novo Código de Processo Penal.
Descrição: ALVES, Luana Mirella Martins Rufino. Acordos entre acusação e defesa: estudo comparativo dos sistemas brasileiro e norte-americano. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17325
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Mirella Martins Rufino Alves.pdf18.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.