Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17340
Título: Trabalho escravo urbano na Paraíba na era da tecnologia
Autor(es): Barbosa, Eduardo Uchôa Guerra
Palavras-chave: Trabalho Escravo
Direitos Humanos
Era da Tecnologia
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O Trabalho Escravo Urbano na Paraíba na Era da Tecnologia é um estudo que aborda um dos direitos mais importantes dos seres humanos, a liberdade. Porém, desde as mais antigas civilizações, as pessoas subjugam as outras, tratando-as como se fossem meros objetos que podem ser explorados até o esgotamento. A presente monografia tem como objetivo alertar a sociedade e aos operadores do direito para a constante presença do trabalho escravo na atualidade. Além disso, pretende-se mostrar como o trabalho escravo surgiu, sua evolução histórica até chegar ao Brasil, além de como persiste hoje neste país assim como o seu modus operandi, para assim quebrar o mito de que trabalho escravo apenas ocorre em lugares ermos ou no âmbito rural. Isso foi realizado por meio da análise do trabalho capitalista, desde suas raízes liberais, passando pelo Estado do Bem-Estar Social, até o retorno do liberalismo e utilizando-se do estudo de casos para a confirmação do problema, casos estes obtidos da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, sendo encontrados trinta e um casos na Paraíba no meio urbano. Conclui-se que, na Paraíba, 80% dos casos encontram-se em tramitação na justiça do trabalho, enquanto que, 13% dos processos foram arquivados e apenas 7% dos acusados foram condenação.
Descrição: BARBOSA, Eduardo Uchôa Guerra. Trabalho escravo urbano na Paraíba na era da tecnologia. 2014. 67f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17340
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Uchôa Guerra Barbosa.pdf15.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.