Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17347
Título: Limites constitucionais das imunidades parlamentares: possibilidade de perda de mandato decorrente de condenação criminal
Autor(es): Alencar, Maria Creuza Leonardo de
Palavras-chave: Imunidades Parlamentares
Parlamentar Condenado Criminalmente
Perda de Mandato
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: Diante da atual crise ética observada dentro do Congresso Nacional, onde alguns Parlamentares, que foram processados e condenados pela prática de ilícitos penais, a sociedade brasileira passou a questionar se as Imunidades Parlamentares são privilégios ou necessidades para o pleno exercício do mandato parlamentar, que ensejou a discussão sobre a possibilidade da perda automática de mandato, sem a necessidade de apreciação pela Casa Legislativa a que pertença o parlamentar condenado. O presente trabalho monográfico busca esclarecer, utilizando-se dos instrumentos da legislação, doutrinas e jurisprudência pátria, os limites constitucionais do instituto das Imunidades Parlamentares, em contraponto com a possibilidade da perda do mandato parlamentar em caso da condenação criminal transitada em julgado. É notório que as Imunidades Parlamentares são estritamente necessárias ao mandato parlamentar, visto promoverem a democracia e preservarem a independência do Poder Legislativo perante aos outros poderes estatais. No entanto, diante das constantes distorções criadas pelos próprios Parlamentares, geraram dentro do seio da sociedade, um certo grau de insatisfação, sendo necessário que o Poder Judiciário aplique punições compatíveis com as ilicitudes praticadas, no intuito de satisfazer os anseios da sociedade em geral, desde que seja dentro dos limites estabelecidos pelas regras constitucionais e legislações ordinárias compatíveis, não atendendo aos anseios de justiça, a possibilidade de um parlamentar, julgado e condenado pelo Supremo Tribunal Federal, seja mantido no exercício do seu mandato.
Descrição: ALENCAR, Maria Creuza Leonardo de. Limites constitucionais das imunidades parlamentares: possibilidade de perda de mandato decorrente de condenação criminal. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17347
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Creuza Leonardo de Alencar.pdf13.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.