Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17357
Título: Processo histórico da educação de jovens e adultos: EJA no Brasil e a legislação pertinente
Autor(es): Arruda, José Marcelo
Palavras-chave: Política de Educação
Campanhas Educacionais
Direitos Fundamentais
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, inclusive focando na questão legal. Será apresentada uma contextualização, desde o surgimento da EJA, com ênfase no fim dos anos 30, quando esta modalidade ganhou maior realce nas políticas de Educação do país. Na sequênc ia, esta monografia mostrará o surgimento das campanhas educacionais no decorrer dos anos 50, como, também, vários programas federais que foram criados na década de 90. Além desta contextualização histórica, também se fará uma apresentação da legislação pe rtinente, em cada momento histórico, culminando com a abordagem dos direitos que os educandos da EJA têm com relação a sua educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trata -se, portanto, de um trabalho alicerçado na pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, fundamentada nos métodos de procedimento descritivo, histórico e comparativo. Ao final do trabalho conclui-se que a partir dos anos 40, políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos avançou. No entanto, apesar das melhorias, está longe de ser a adequada e almejada. Alternativas viáveis seriam a valorização do conjunto de experiências, conhecimentos e vivências trazidas pelos educandos que podem ser aprofundadas no contexto escolar, na organização curricular e, sobretudo, nas práticas pedagógicas dos educadores e o uso da tecnologia a favor do ensino, aprendizagem e conhecimento.
Descrição: ARRUDA, José Marcelo. Processo histórico da educação de jovens e adultos : EJA no Brasil e a legislação pertinente. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17357
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Marcelo Arruda.pdf13.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.