Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17366
Título: Caracterização dos crimes de homicidio na cidade de Campina Grande/PB: um levantamento estatístico-geográfico
Autor(es): Araujo, Jose Idiléu Pereira
Palavras-chave: Violência
Criminalidade
Homicídio
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Sabe-se que o aumento da violência e da criminalidade pode ser considerado um dos grandes problemas vivenciados na atualidade, sendo este de difícil equacionamento, haja vista a diversidade de fatores que estão relacionados às ocorrências, o que confere a esta prática uma grande complexidade. Pelo exposto, o presente trabalho tem por objetivo geral apresentar a importância do levantamento estatístico-geográfico como forma de evidenciar as áreas com maior índice de violência (homicídios), auxiliando, dessa forma, no direcionamento de políticas públicas mais efetivas de combate da criminalidade em Campina Grande/PB. Para tanto, foi realizado um levantamento dos casos de homicídios registrados nos meses de janeiro a maio no ano em curso, realizado junto a Delegacia de Homicídios da cidade de Campina Grande/PB. Na ocasião, serão investigadas, além do número de ocorrências, características como: sexo, idade, local do crime, motivo, instrumento/modo como o crime aconteceu, dentre outros fatores que podem auxiliar na análise dos resultados; bem como será realizado o mapeamento dos casos de homicídios na cidade em estudo para o período em análise, como forma de identificar á localidade geográfica com maior índice de violência. Analisando a distribuição geográfica dos homicídios através do mapeamento deste, identificou-se como principal área para ocorrência deste crime a zona oeste da cidade, onde 61,5% dos bairros desta localidade registraram algum homicídio. Dessa forma, ressalta-se que o combate à criminalidade é um tema de grande relevância social e o mapeamento para fins de desenvolvimento estratégico, requer grande atenção por parte das autoridades públicas.
Descrição: ARAUJO, Jose Idiléu Pereira. Caracterização dos crimes de homicidio na cidade de Campina Grande/PB: um levantamento estatístico-geográfico. 2013. 51f. Monografia (Especialização em Segurança Publica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17366
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jose Idiléu Pereira Araujo.pdf13.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.