Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17383
Título: Dark Ladies: a Berenice de Edgar Allan Poe à Berê de Fernando Meirelles
Autor(es): Silva, Sandra Laura da
Palavras-chave: Literatura contemporânea
Conto literário
Arquétipo feminino
Gótico
Data do documento: 29-Jun-2018
Resumo: Edgar Allan Poe é provavelmente um dos escritores americanos mais populares e sua literatura se encontra presente cada vez mais na cultura de massa contemporânea. Seja através de filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados, livros gráficos, séries televisivas, etc, a estética gótica de Poe revive a cada dia. Esse trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre as personagens Berenice, do conto original de Poe, e Berê, personagem e título do primeiro episódio da série televisiva brasileira Contos do Edgar, adaptada do conto homônimo do autor americano. Assim, nesse contexto vamos discutir o ideal feminino da literatura de Poe, as suas dark ladies, ou seja, arquétipos femininos presentes na sua literatura. Ademais, também apontaremos breves considerações sobre gótico na literatura de Poe. Para fundamentarmos este estudo, nos baseamos em trabalhos de Botting (1994), Oliveira (2014), Neimeyer (2004), Fisher (2004), Gotlib (2006) entre outros.
Descrição: SILVA, S. L. da. Dark Ladies: a Berenice de Edgar Allan Poe à Berê de Fernando Meirelles. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17383
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Laura da Silva.pdf626.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.