Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17385
Título: O sujeito e a gramática: reflexões sobre a perspectiva funcional do ensino de português para o 5º ano
Autor(es): Alves, Hermeson Noberto
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Gramática
Ensino fundamental
Função sujeito
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: O ensino de língua portuguesa, atualmente, anseia por novas abordagens que sejam capazes de torná-lo significativo para os alunos da rede pública, porém, tem-se, ainda, um apego ao trabalho com a gramática de modo isolado, ignorando-se que ela é um todo maleável, que, se trabalhada de modo funcional, consciente e útil, contribui para que o aluno possa exercer sua cidadania de forma mais autônoma frente à sociedade, uma vez que proporcionará subsídios necessários para manipulação dos mecanismos que a língua dispõe ao falante, obtendo-se, assim, os objetivos comunicativos almejados. Com isso em mente, o presente trabalho visa demonstrar através da análise dos dados obtidos por meio de uma prática interventiva, que é possível traçar novos rumos para um ensino funcional de gramática. Uma sequência didática foi aplicada em uma turma do 5°ano, da Escola de Ensino Fundamental Deputado Jessé Freire filho, localizada no município de Equador, Rio Grande do Norte. A intervenção contou com aulas expositivo-dialogadas, mediada pelos gêneros textuais/discursivos charge e piada, estimulando a interação entre os sujeitos e o conteúdo. A análise dos dados obtidos permite inferir o quão difícil pode se tornar o ensino de um conteúdo que esteja desvinculado da realidade comunicativa do sujeito. A base teórica deste trabalho suntenta-se nos estudos de Antunes (2007), que evidenciam que a escola peca ao trazer para as séries iniciais o estudo da gramática; nos estudos reflexivos de Bagno (2015) sobre o ensino e aprendizagem de língua materna; na relação entre gramática e texto, proposto por Travaglia (2009); na perspectiva de Neves (2003), que corrobora a visão de Geraldi (1997) no concernente ao uso consciente da língua; nas conceitualizações da função sujeito propostas por Kato e Mioto (2009); nos estudos de Santos (2003) sobre a relação de concordância entre o verbo e o sujeito; nas considerações de Perini (2016) sobre o ensino de gramática; no postulado por Rocha Lima (1989) acerca da função sujeito; na concepção de Castilho (2010) sobre essa mesma função, e no ensino reflexivo de língua materna pregado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de outros autores.
Descrição: ALVES, H. N. O sujeito e a gramática: reflexões sobre a perspectiva funcional do ensino de português para o 5º ano. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17385
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermeson Nobre Alves.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.