Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17385
Título: | O sujeito e a gramática: reflexões sobre a perspectiva funcional do ensino de português para o 5º ano |
Autor(es): | Alves, Hermeson Noberto |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Gramática Ensino fundamental Função sujeito |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Resumo: | O ensino de língua portuguesa, atualmente, anseia por novas abordagens que sejam capazes de torná-lo significativo para os alunos da rede pública, porém, tem-se, ainda, um apego ao trabalho com a gramática de modo isolado, ignorando-se que ela é um todo maleável, que, se trabalhada de modo funcional, consciente e útil, contribui para que o aluno possa exercer sua cidadania de forma mais autônoma frente à sociedade, uma vez que proporcionará subsídios necessários para manipulação dos mecanismos que a língua dispõe ao falante, obtendo-se, assim, os objetivos comunicativos almejados. Com isso em mente, o presente trabalho visa demonstrar através da análise dos dados obtidos por meio de uma prática interventiva, que é possível traçar novos rumos para um ensino funcional de gramática. Uma sequência didática foi aplicada em uma turma do 5°ano, da Escola de Ensino Fundamental Deputado Jessé Freire filho, localizada no município de Equador, Rio Grande do Norte. A intervenção contou com aulas expositivo-dialogadas, mediada pelos gêneros textuais/discursivos charge e piada, estimulando a interação entre os sujeitos e o conteúdo. A análise dos dados obtidos permite inferir o quão difícil pode se tornar o ensino de um conteúdo que esteja desvinculado da realidade comunicativa do sujeito. A base teórica deste trabalho suntenta-se nos estudos de Antunes (2007), que evidenciam que a escola peca ao trazer para as séries iniciais o estudo da gramática; nos estudos reflexivos de Bagno (2015) sobre o ensino e aprendizagem de língua materna; na relação entre gramática e texto, proposto por Travaglia (2009); na perspectiva de Neves (2003), que corrobora a visão de Geraldi (1997) no concernente ao uso consciente da língua; nas conceitualizações da função sujeito propostas por Kato e Mioto (2009); nos estudos de Santos (2003) sobre a relação de concordância entre o verbo e o sujeito; nas considerações de Perini (2016) sobre o ensino de gramática; no postulado por Rocha Lima (1989) acerca da função sujeito; na concepção de Castilho (2010) sobre essa mesma função, e no ensino reflexivo de língua materna pregado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, além de outros autores. |
Descrição: | ALVES, H. N. O sujeito e a gramática: reflexões sobre a perspectiva funcional do ensino de português para o 5º ano. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17385 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hermeson Nobre Alves.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.