Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17389
Título: Aluno com deficiência? ou aluno deficiente? o que diz a voz do professor?
Autor(es): Costa, Aline Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência
Acessibilidade
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho intitulado “Aluno com deficiência? Ou aluno deficiente? O que diz a voz do professor” tem como objetivo, analisar os desafios que os alunos da graduação enfrentam no dia a dia na sala de aula comum e qual entendimento que apresentam sobre deficiência. Assim como, compreendermos por que a maioria das escolas, comum de ensino, ainda oferece pouca acessibilidade para que os alunos com deficiência se sintam realmente incluídos. A metodologia aplica para essa pesquisa foi de abordagem qualitativa com caráter descritivo analítico, considerando a aplicação de questionário. O questionário apresentava as seguintes questões: Em sua graduação você já cursou disciplinas que abordam a temática inclusão escolar? Você sente-se seguro para desempenhar sua prática ou sua futura prática em sala de aula com alunos (as) que apresentam algum tipo de deficiência? Por quê? Que curso de formação continuada você costuma realizar que venham auxiliar em sua prática junto a alunos com deficiência? O que você entende por deficiência? Qual sua posição sobre a acessibilidade apresentada na sociedade para a pessoa com deficiência? Este trabalho foi baseado em relatos dos alunos da graduação que já atuam em sala de aula e que estão concluindo o curso de pedagogia na UEPB no turno da noite. A análise do questionário apresenta os problemas os quais os alunos da graduação não se sentem preparados para lidar com as crianças com deficiência e os problemas no processo da inclusão na escola regular.
Descrição: COSTA, A. S. Aluno com deficiência? ou aluno deficiente? o que diz a voz do professor? 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17389
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Silva Costa.pdf517.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.