Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17397
Título: Análise da produção e qualidade da água ofertada por dessalinizadores solar no município de Remígio - PB
Autor(es): Bezerra, Ancelmo Laurentino
Palavras-chave: Desanilização
Semiárido nordestino
Qualidade da água
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Atualmente, há no semiárido paraibano a implantação de dessalinizadores solar que tem promovido a dessalinização e desinfecção de águas de poços artesianos. Diante disso, objetivou-se analisar a produção de água potável adquirida com os dessalinizadores solar, e avaliar a qualidade das águas advindas dos dessalinizadores solar. Para tanto, foi realizado, no município de Remígio-PB, um estudo qualiquantitativo buscando: i) contabilizar a produção diária de água potável adquirida com o uso dos dessalinizadores solar; ii) coletar dados de temperatura média diária e correlacionar com a produção diária de água potável; e iii) avaliar a qualidade das águas provenientes do poço artesiano e dos dessalinizadores solar. Após os estudos, observou-se que: os dessalinizadores solar possibilitaram uma produção média de 39,2 litros/dia; há uma relação proporcional entre temperatura média diária e produção de água, onde quanto maior for a temperatura diária, maior será a obtenção de água potável; e as águas provenientes dos dessalinizadores atenderam a todos os parâmetros físico-químicos estabelecidos pela legislação vigente. Com isso, concluiu-se que os dessalinizadores solar possibilitam uma boa oferta de água potável, a qual é capaz de contribuir para a segurança hídrica de famílias que convivem com a escassez hídrica.
Descrição: BEZERRA, A. L. Análise da produção e qualidade da água ofertada por dessalinizadores solar no município de Remígio - PB. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17397
Aparece nas coleções:30 - TCC
30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ancelmo Laurentino Bezerra.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.