Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17403
Título: Extensão universitária: possibilidade de ampliar a formação acadêmica frente às demandas da sociedade
Autor(es): Mélo, Celâny Teixeira de
Palavras-chave: Extensão universitária
Formação acadêmica
Sociedade
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este trabalho investigou o modo como a Extensão universitária pode contribuir para o desenvolvimento do/a graduando/a na sua formação acadêmica frente às demandas da sociedade. Para tanto, se propôs verificar a relação entre Extensão universitária e sociedade; discutir a contribuição da Extensão universitária para a vida acadêmica do graduandos/as e identificar na Extensão universitária como os saberes compartilhados entre graduandos e demais sujeitos favorecem para construção da aprendizagem na formação acadêmica. A Extensão universitária é imprescindível para a formação dos/as graduandos/as, favorecendo assim uma compreensão das diversas realidades que coexistem nos espaços sociais. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, numa perspectiva de pesquisa participante que permite uma aproximação de forma horizontal entre os participantes de uma determinada realidade pesquisada. Os sujeitos da pesquisa foram discentes de graduação da Universidade Estadual da Paraíba, que atuaram no projeto de Extensão: “Educação Popular como Mobilização da Cultura de Emancipação Humana”, promovido em parceria com professores/as, gestoras, educadores/as da cidade de Remígio – PB, e também discentes que participam em ações de outros projetos de Extensão desenvolvidos na instituição supracitada. Optou-se fazer a coleta dos dados por meio de observações e de entrevista semiestruturada e, posteriormente, organizadas em categorias. Dessa forma, pudemos verificar que a Extensão universitária possui um papel significativo na formação acadêmica frente às demandas da sociedade. A Extensão cria um espaço educativo por meio de um canal entre universidade e sociedade, proporcionando uma formação acadêmica qualificada pela práxis, dando base para que os discentes vivenciem a aprendizagem atuando nos espaços sociais de forma ativa e reflexiva. Nessa perspectiva, buscamos nos orientar pelos estudos de Freire (1983), Melo Neto (2012), Severino (2007), Sousa (2010), Thiollent (1999), entre outros.
Descrição: MÉLO, C. T. de. Extensão universitária: possibilidade de ampliar a formação acadêmica frente às demandas da sociedade. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17403
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celâny Teixeira de Mélo.pdf970.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.