Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17408
Título: Juventude e criminalidade: sistema punitivo pátrio e as implicações sociológicas do fenômeno da delinquência juvenil
Autor(es): Farias, Ianna Carvalho Pomno de
Palavras-chave: Anomia
Implicações Sociológicas
Sistema Punitivo
Delinquência Juvenil
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O aumento da criminalidade em território pátrio acompanha o clamor social por novas tipificações penais, com penas cada vez mais severas. Entretanto, é de entendimento pacífico, atualmente, que as penalidades rigorosas e que priorizam a privação de liberdade são ineficientes, ao passo que não promovem a reeducação do apenado. O Direito Penal, então, apresenta diversas possibilidades substitutivas à pena de reclusão, detenção e prisão simples, visando, justamente, o ideal de reinserção do condenado. Todavia, nem mesmo relegar à ultima ratio a privação da liberdade tem surtido efeito no tocante a diminuir a criminalidade e obstar a reincidência. Neste sentido, a presente pesquisa bibliográfica, valendo-se do método analítico-descritivo, busca compreender as raízes do fenômeno da delinquência juvenil (esta considerada como uma das mais relevantes causas do aumento de criminalidade vivenciada no nosso país), porquanto a repressão por via Penal não tem se mostrado eficiente e acredita-se que o efetivo combate à prática de atos antissociais tipificados necessita de uma prévia compreensão dos seus fatores propulsores. Para tal, prioriza o estudo dos elementos mais básicos do Direito Penal (a noção de crime, de imputabilidade e da Pena), analisando, sob uma perspectiva sociológica, quais os fatores sociais mais intrinsicamente relacionados ao fenômeno da delinquência juvenil, bem como quais as possíveis razões que contribuem para a insuficiência do sistema punitivo pátrio quanto a alguns de seus principais objetivos: a contenção da criminalidade e a diminuição dos índices de reincidência.
Descrição: FARIAS, Ianna Carvalho Pomno de. Juventude e criminalidade: sistema punitivo pátrio e as implicações sociológicas do fenômeno da delinquência juvenil. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17408
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ianna Carvalho Pomno de Farias.pdf478.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.