Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17409
Título: Direito fundamental ao acesso à justiça: uma análise do instituto da conciliação
Autor(es): Dantas, Thiago Brunet
Palavras-chave: Direito Civil
Acessibilidade Jurídica
Equivalentes Jurisdicionais
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: A jurisdição é uma forma de intervenção estatal cujo objetivo é aplicação das normas jurídicas cujo objetivo é a resolução definitiva dos conflitos. Refere-se a uma atividade jurisdicional que tem por finalidade a pacificação social. Ainda que de extrema importância, não cabe ao Estado o monopólio instrumental que viabilizem a resolução dos litígios. Os meios alternativos de solução de conflito serão instrumentos os quais possibilitam que as partes processuais busquem alternativas para a resolução da contenda. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia da conciliação como meio alternativo de conflito. Assim, questiona-se esse modelo de equivalentes jurisdicionais consegue produzir soluções eficientes. Para tanto, parte-se do pressuposto que chamar as partes para a resolução de conflitos possibilita o dialogo e o processo de pacificação social. Para a consecução desse estudo será realizada uma revisão bibliográfica na qual serão obtidas informações da doutrina, artigos científicos, revistas e jurisprudência. O sistema jurídico, por sua vez, não deve ser visto enquanto um recurso estático. Cabe ao legislador fazer alterações normativas para que os instrumentos processuais se ajustem as novas demandas jurídicas.
Descrição: DANTAS, Thiago Brunet. Direito fundamental ao acesso à justiça: uma análise do instituto da conciliação. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17409
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Brunet Dantas.pdf314.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.