Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17422
Título: A morte do algoz: quando o infrator se torna vítima
Autor(es): Medeiros, Ricardo Allysson Sousa de
Palavras-chave: Homicídios
Mapeamento de Crimes
Jovens e Adultos
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar que é possível caracterizar os crimes de homicídios entre jovens de 15 à 19 anos de idade e também de pessoas acima de 30 anos, através da analise de componentes existentes nos inquéritos policiais. O trabalho se baseia no Fórum Brasileiro de Segurança Pública e define o mapa da violência na cidade de Campina Grande – Paraíba, no 1º semestre de 2016. Para isto foram feitos levantamentos das vítimas como idade, sexo, cor, local de crime, dia, mês e hora dos homicídios, bairros mais violentos, dia da semana com maior intensidade de mortes, motivação do crime e antecedentes da vitima. Os resultados mostraram que 85% das vítimas tinham antecedentes criminais e que 91% dos mortos eram do sexo masculino, que o instrumento mais utilizado foi arma de fogo, que o bairro com maior número de mortes foi o da catingueira. No estudo ficou constatado que neste período não ocorreram homicídios relacionados a homofobia, xenofobia ou crimes religiosos A pesquisa abre espaço para vários questionamentos tais como o real efeito do Estatuto da Criança e do Adolescente, se o numero de homicídios de homens causa alteração na densidade demográfica da cidade, entre outros.
Descrição: MEDEIROS, Ricardo Allysson Sousa de. A morte do algoz: quando o infrator se torna vítima. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17422
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Allysson Sousa de Medeiros.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.