Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17443
Título: Contribuições do letramento para o ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos
Autor(es): Sousa, Maria Lilian Barreto de
Palavras-chave: Letramento
Gêneros textuais
Inserção social
Data do documento: 6-Jul-2018
Resumo: A educação representa um importante artifício para melhoria de vida dos sujeitos uma vez que ela propicia um melhor espaço no que se refere à inserção e permanência não apenas no mundo do trabalho, mas ainda, numa esfera cultural e política tornando-os efetivamente participantes do meio em que estão inseridos. Isto posto, o presente artigo tem como objetivo geral realizar uma análise sobre as contribuições do Letramento para o ensino dos gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa justifica-se pelo entendimento da importância do letramento em todas as modalidades de ensino e, de modo específico, para a condução dos trabalhos com os gêneros textuais na EJA, que é uma alternativa de ensino preponderante para aqueles jovens e adultos que não puderam dar continuidade à sua formação básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como embasamento teórico as contribuições de diversos estudiosos, a exemplo de: Antunes (2002), Bagno (2007), Bakhtin (1992), Brasil (1998), (2001), Kleiman (2007), Marcuschi (2002), Orlandi (2000), Soares (1998) dentre outros pesquisadores cujos trabalhos são pertinentes ao desenvolvimento da discussão aqui proposta. A pesquisa indica que o letramento é importante subsídio para a inserção do sujeito na sociedade e, portanto, o ensino dos gêneros textuais tende a ser proveitoso para o exercício do letramento também na EJA, assegurando que os alunos possam aplicar de forma bem-sucedida os conhecimentos vistos em sala de aula nas mais distintas situações comunicativas.
Descrição: SOUSA, M. L. B. de. Contribuições do letramento para o ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17443
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lilian Barreto de Sousa.pdf5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.