Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17445
Título: Do latim ao português: processos de formação de palavras
Autor(es): Freitas, Wênio Costa de
Palavras-chave: Latim
Português
Formação de Palavras
Similaridades
Dissimilaridades
Data do documento: 6-Jul-2018
Resumo: Historicamente, o latim foi à matriz para a construção de várias línguas, dentre elas o Português. Em consequência desse fato, é válido afirmar que a língua portuguesa possui aspectos latinos em sua estrutura, no entanto, ao se tornar uma língua autônoma adquiriu para si particularidades únicas do português. Levando em consideração tais afirmativas, quais as similaridades e dissimilaridades existentes entre os processos de formação das palavras latinas e portuguesas? Partindo desse questionamento, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre os processos de formação de palavras dispostos n “Modern Gr mátic Portugues ” de Evanildo Bechara (2009) e n “Gr mátic L tin ” de Napoleão Mendes de Almeida (2000), visando realizar um paralelo comparativo contendo as similaridades e as dissimilaridades existentes entre os processos de formação de palavras de ambas as línguas. Por se tratar de uma especificidade pouco explorada na área, o interesse pelo tema surgiu da necessidade de elucidação acadêmica sobre a influência morfológica que o latim exerceu sobre português quanto aos processos de formação de palavras. Para isso, o presente trabalho foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores como Cardoso (2009), Cadeira (2006), Assis (2014), entre outros, por oferecerem a abordagem necessária para a construção deste trabalho. Por sua vez, os resultados obtidos demonstraram-se satisfatórios, uma vez que, através destes se pôde compreender quais as semelhanças existentes entre os processos de formação de palavras latinas e portuguesas, como também as distinções oriundas da evolução linguística. Por fim, estudo realizado visa contribuir para âmbito acadêmico através dos subsídios teóricos levantados em prol de uma maior compreensão da influência latina sobre a língua portuguesa quanto aos processos de formação de palavras.
Descrição: FREITAS, W. C. de. Do latim ao português: processos de formação de palavras. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17445
ISSN: CDD 469.5
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wênio Costa de Freitas.pdf13.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.