Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17450
Título: Direito e literatura: a relação da poesia popular com o discurso dos direitos fundamentais
Autor(es): Almeida, Isabelly Moreira de
Palavras-chave: Poesia Popular
Literatura Popular
Direitos Fundamentais
Direito e Literatura
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O presente artigo busca interpretar alguns incisos do artigo 5º da nossa Constituição Federal à luz da poesia popular. O direito, enquanto ferramenta de manutenção social, observa e absorve os valores da coletividade na própria construção e atuação. A literatura, por sua vez, traz a possibilidade de se perceber o direito sem o peso do dogmatismo e do procedimentalismo tão presentes neste âmbito. A correlação dos dispositivos jurídicos com as poesias se dá pelo encontro desses valores sociais explanados em cada verso. Com o objetivo de aproximar os valores cultuados na sociedade com o discurso dos direitos fundamentais, os poetas e poetisas se tornam legisladores do povo e não carecem do conhecimento técnico e jurídico para traduzir o que está intrínseco em cada relação de convívio. Os métodos de pesquisa utilizados foram o bibliográfico e o documental.
Descrição: ALMEIDA, Isabelly Moreira de. Direito e literatura: a relação da poesia popular com o discurso dos direitos fundamentais. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17450
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelly Moreira de Almeida.pdf5.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.