Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17463
Título: O estado e o Jus Puniendi: uma abordagem sob a perspectiva do estado democrático de direito
Autor(es): Santos Neto, Moises Pereira dos
Palavras-chave: Jus Puniendi
Estado Democrático de Direito
Poder Punitivo Estatal
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: A presente monografia tem como objetivo realizar estudo sobre os fundamentos do poder punitivo estatal e seus limites no contexto de um Estado democrático de direito. O Direito surge como meio de resolução dos conflitos sociais, pressupondo-se que tais conflitos tenham alguma solução. O Estado deve, em razão do seu papel no controle social e por meio do Direito Penal, fazer valer sua efetiva atuação, punindo as infrações penais. A questão que se coloca é: como limitar este poder punitivo, evitando arbitrariedades e excessos, notadamente à luz dos parâmetros legais e principiológicos do Estado democrático de direito? Justifica-se o tema pelo fato de que os limites entre a liberdade individual e o poder estatal serem um marco sempre presente ao longo do desenvolvimento das sociedades, sem nunca perder sua atualidade. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa teórico-bibliográfica, de natureza dedutiva. Ao final, conclui-se que as pessoas, enquanto cidadãos, só se realizam plenamente no espaço político-social do Estado e que o Estado democrático de direito oferece as ferramentas necessárias à limitação do jus puniendi, coibindo os excessos.
Descrição: SANTOS NETO, Moises Pereira dos. O estado e o Jus Puniendi: uma abordagem sob a perspectiva do estado democrático de direito. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17463
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Moises Pereira dos Santos Neto.pdf725.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.