Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17511
Título: Jean-Jacques Rousseau e a educação nos dias atuais
Autor(es): Gonçalves, Simone Gomes
Palavras-chave: Teoria da educação
Filosofia da educação
Modelo educacional
Data do documento: 23-Abr-2018
Resumo: O presente estudo caminha sobre o surgimento do ato de educar, realizando uma breve análise ao conceito de educação presente em Rousseau, tendo como ponte sua obra Emílio ou da educação, para assim chegar a uma aproximação entre o conceito de educação defendido por Rousseau e a educação atual. O texto analisa ainda o papel da escola na vida do sujeito, e como ela pode modificar o que é considerado natural no homem segundo Rousseau. O papel da educação está voltado também para a economia, o que nos leva a compreender que o modelo educacional atual, faz prevalecer que formar o sujeito para mão de obra qualificada é mais eficaz para a economia do país. Assim podemos observar no decorrer do texto que a educação modifica o sujeito, e que a educação natural defendida por Rousseau, em pleno século XXI não é mais vista, o que prevalece é a educação onde a economia circule.
Descrição: GONÇALVES, S. G. Jean-Jacques Rousseau e a educação nos dias atuais. 2018. 40f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17511
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Gomes Gonçalves.pdf463.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.