Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17527
Título: | As interfaces da matemática por meio das ações docentes nos anos iniciais de escolaridade: uma investigação com professores de uma escola municipal de Ouro Velho - PB |
Autor(es): | Ramos, Edielso de Sousa |
Palavras-chave: | Educação matemática Ensino Fundamental Professores de matemática Ensino da matemática Prática pedagógica |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Resumo: | A psicopedagogia enquanto área de estudo que discute o processo de aprendizagem e dificuldades dos alunos, muito tem contribuído para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem, pois tem como objetivo central de estudo o processo humano do conhecimento: seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento. Pensando no ensino de Matemática, sabemos que muitos alunos apresentam pouca afinidade com a disciplina e consequentemente é necessário que ele seja motivado a partir de um ensino mais dinâmico desde os anos iniciais de escolaridade. Dessa forma, a presente pesquisa refere-se à uma investigação realizada com professores que atuam nos anos iniciais de escolaridade na cidade de Ouro Velho – PB, com o objetivo de compreender como esses professores pensam e realizam o ensino de Matemática com seus alunos numa concepção formativa frente à realidade que vivenciam. Nesse estudo, além do aprofundamento teórico, foi proposto um questionário composto por oito perguntas a um grupo de oito professores, no entanto, apenas a metade devolveu o questionário respondido. Os resultados analisados apontam indícios da forma tradicional como o ensino de Matemática vem acontecendo desde o início da formação do aluno e a necessidade de investimentos em uma formação continuada. |
Descrição: | RAMOS, E. S. As interfaces da matemática por meio das ações docentes nos anos iniciais de escolaridade: uma investigação com professores de uma escola municipal de Ouro Velho - PB . 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17527 |
ISSN: | CDD 372.7 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edielso de Sousa Ramos.pdf | PDF - Edielso de Sousa Ramos | 12.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.