Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17541
Título: As inteligências múltiplas: uma análise do filme “O enigma das cartas"
Autor(es): Vilar, Raira de Farias
Palavras-chave: Inteligências múltiplas
O enigma das cartas (Filme)
Cinema e Educação
Aprendizagem escolar
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a construção da cognição humana por meio da observação do desenvolvimento da personagem Sally, do filme “O enigma das cartas”, valendo-se da teoria das Inteligências Múltiplas, cujo criador – o psicólogo humanista Gardner – define como as possíveis capacidades que o ser humano pode desenvolver durante a vida. O estudo surgiu com inquietações em sala de aula sobre como as inteligências estão presentes em nosso dia a dia sem que as notemos, ou até sem que as conheçamos. Observando como o processo de aprendizagem é abordado em salas de aulas, buscamos compreender como os indivíduos aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Para isso, buscamos analisar a obra cinematográfica dirigida por Michael Lessac no ano de 1993, como forma de representar a realidade por meio da arte. A partir da escolha do filme e da teoria, ressaltaremos como as construções sociais podem influenciar na ampliação das capacidades ou estagná-las. Para isso, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujo objeto de pesquisa, o filme, já foi analisado por diversos vieses da Psicologia sem, no entanto, ter sido trabalhado sob uma ótica educacional. Sendo assim, ao buscarmos suporte nas Inteligências Múltiplas, visamos mostrar que o desenvolvimento da cognição durante a infância é realizada de forma conjunta, a qual a multiplicidade de inteligências combinadas forma o ser único.
Descrição: VILAR, R. F. As inteligências múltiplas: uma análise do filme “O enigma das cartas". 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17541
ISSN: CDD 370.152
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raira de Farias Vilar.pdfPDF - Raira de Farias Vilar606.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.