Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17547
Título: O arquivista gestor e sua relação com o aspecto humano nas organizações
Autor(es): Campos, Ingrid Samantha Maciel
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Arquivista
Organização
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O capital humano tem sido cada vez mais valorizado nas organizações contemporâneas. Estudos revelam que em todas as áreas da empresa, é importante contar com uma gestão de pessoas que promova relações humanas benéficas e processos comunicacionais eficazes entre todos que compõem a organização. Na área arquivística não é diferente, o arquivista como gestor do seu setor, precisa garantir que os seus colaboradores sintam-se valorizados e motivados, com o intuito de que realizem suas atividades com maior eficácia e satisfação. Nesse cenário, é relevante saber quais habilidades são necessárias ao arquivista para a otimização do seu trabalho junto às equipes nas organizações contemporâneas. Para tanto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância do papel do arquivista como gestor de pessoas, buscando evidenciar a necessidade de se desenvolver habilidades sociais, que o permita ir além dos afazeres técnicos arquivísticos. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, em uma abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico. Verificou-se que a literatura científica é consensual em relação à importância que as organizações atribuem à gestão do fator humano no trabalho. Desse modo, pôde-se inferir que o arquivista precisa agregar à sua capacidade técnica, habilidades sociais que o torne capaz de gerir sua equipe de trabalho a partir do estabelecimento de relações humanas efetivas, para que sua atuação seja eficaz. Espera-se que este estudo oportunize reflexões acerca do papel desse profissional dentro da chamada sociedade da informação, na qual, o arquivista deverá buscar uma formação que o permita ter um olhar e um perfil ampliado, se destacando como profissional, que possui além da técnica, habilidades sociais e conceituais.
Descrição: CAMPOS, I. S. M. O arquivista gestor e sua relação com o aspecto humano nas organizações. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17547
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Samantha Maciel Campos.pdfIngrid Samantha Maciel Campos5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.